Nova perspectiva sobre Paulo de Tarso

São Paulo.

Nova Perspectiva sobre Paulo ou Teologia da Nova Perspectiva, ou simplesmente Nova Perspectiva é a designação dada às perspectivas informadas pelas descobertas históricas, linguísticas e teológicas contemporâneas dos escritos do apóstolo Paulo em oposição às interpretações desenvolvidas pela maioria dos reformadores magistrais.

As perspectivas mais aceitas dos reformadores luteranos e calvinistas sobre as Epístolas de São Paulo centra-se na interpretação de que, similar a um processo penal, Paulo advogaria a justificação pela fé em Jesus Cristo, e não justificação pelas obras da Lei ("sola fide"). Desse modo, segundo Paulo, as boas obras dos cristãos não seriam relevantes para a sua salvação, pois apenas a fé seria relevante. Apesar disso, reformadores como Ossiander, Bucer, Anabatistas e Erasmo — incidentalmente com maior conhecimento do grego que Lutero ou Calvino — possuíam outras perspectivas que antecederam a Nova Perspectiva.

Os defensores da Nova Perspectiva apontam que Paulo não se referia às boas obras em geral, mas apenas às observâncias rituais como circuncisão, leis alimentares e leis do sábado, que diferenciavam os judeus das outras nações.

A Nova Perspectiva defende o estudo da Bíblia considerando o contexto histórico da época na qual foram escritos os textos, e o uso dos métodos da ciência social para compreender a cultura da época.


From Wikipedia, the free encyclopedia · View on Wikipedia

Developed by Nelliwinne